Conheça o mais novo peixe habitante da costa brasileira

Um estudo liderado pelo professor Claudio Sampaio da Universidade Federal de Alagoas acaba de revelar que a costa brasileira abriga mais uma espécie de peixe. E não se trata de um invasor perigoso e fruto da ação humana, como o peixe-leão. Ainda sem nome popular no Brasil, Lachnolaimus maximus é um peixe da família Labridae, um primo dos budiões. A espécie ocorre no oceano Atlântico, dos Estados Unidos a Guiana Francesa. No Brasil, somente alguns indivíduos viajantes haviam sido reportados até então. Porém, os autores compilaram 17 registros de ocorrência da espécie em seis estados da costa brasileira, entre 2000 e 2015. Existe inclusive um registro para o Estado do Paraná, na região Sul. Esse montante é uma concreta evidência de que L. maximus estabeleceu população na costa brasileira. Isso significa uma extensão de 3.000 km na área de ocorrência da espécie.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Lachnolaimus maximus, o novo habitante dos mares brasileiros. 

Apesar da boa novidade, a espécie está listada atualmente como vulnerável a ameaça de extinção, devido à pesca excessiva e coleta para aquariofilia. Considerando que a população do Brasil ainda é pequena, os autores recomendam que a pesca e coleta da espécie sejam restringidas.

Fique ligado, pois esse belo peixe pode te fazer companhia no próximo mergulho!

Referência:

Sampaio CLS, Santander-Neto J, Costa TLA (2016) Hogfish Lachnolaimus maximus (Labridae) confirmed in the south-western Atlantic Ocean. Journal of Fish Biology, DOI:10.1111/jfb.13075 PS: o artigo não possui livre acesso, mas pode ser solicitado através do e-mail buiabahia@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s