Caso mais antigo de câncer é encontrado em ancestral humano de 1.7 milhões de anos

 

120746

Osso do pé (metatarso) de um hominídeo usado na pesquisa, mostrando a extensão do câncer para a superfície do osso. Crédito: Patrick Randolph-Quinney.

Uma equipe de pesquisadores internacionais descobriu a evidência mais antiga de câncer e tumores ósseos descritos para um fóssil humano, encontrado na caverna Swartkrans, na África do Sul. O diagnóstico foi possível através de avanços nos métodos de análises de imagens 3D. A descoberta muda a data mais antiga para essa doença aos tempos recentes na pré-história. Apesar da espécie exata no qual o osso do pé analisado pertence seja desconhecida, está claro que é um hominídeo, ou bípede evolutivamente próximo aos humanos.

O autor líder da pesquisa, Edward Odes, afirma que: “A medicina moderna tende a assumir que câncer e tumores em humanos são doenças causadas pelo estilo de vida e ambiente moderno. Entretanto, nosso estudo mostrou que as origens dessas doenças ocorreram em ancestrais de milhões de anos antes da sociedade moderna existir”.

O câncer encontrado em um osso do pé (metatarso) foi identificado como um osteosarcoma, uma forma agressiva de câncer que geralmente afeta indivíduos jovens em seres humanos modernos. Se não tratado, o osteosarcoma normalmente resulta em óbito precoce. No ancestral não foi possível identificar se o osso do pé trata-se de um jovem ou adulto, nem se o câncer foi responsável pela morte do indivíduo, porém ele certamente afetou as habilidades de caminhar ou correr.

 

Referência: Odes EJ, Randolph-Quinney PS, Steyn M, Throckmorton Z, Smilg JS, Zipfel B, et al. Earliest hominin cancer: 1.7-million-yearold osteosarcoma from Swartkrans Cave, South Africa. S Afr J Sci. 2016;112(7/8),

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s